A princípio, certas condutas dentro do âmbito empresarial precisam ser analisadas e validadas por profissionais especialistas em legislação tributária, garantindo assim o funcionamento adequado da companhia sem que haja qualquer tipo de problema com a justiça. Logo, a consultoria tributária traz diversos benefícios nesse sentido e se mostra uma prática extremamente importante para o crescimento saudável de qualquer instituição.
Desse modo, nesse texto você vai entender o que é uma consultoria tributária e por que você deve contratar esse serviço para a sua empresa.
O que é consultoria tributária?
De antemão, a consultoria tributária ajuda a organizar todas as pendências tributárias da sua empresa, sistematizando os processos do negócio e cumprindo o planejamento tributário definido. Pode-se dizer que o principal objetivo dessa atividade é a redução de riscos e a maximização de ganhos, bem como analisar os impactos causados pelos impostos.
Além disso, é imprescindível que os profissionais tributários possuam amplo conhecimento sobre impostos, tanto direto como indireto. Ademais, segue lista dos principais serviços prestados:
- Planejamento tributário
- Análise de procedimentos, a fim de aplicar a elisão fiscal
- Aproveitamento dos incentivos fiscais
- Revisão fiscal
- Verificação sobre preços de transferências, revisão e apuração de cálculos
- Consultoria fiscal sobre aspectos tributários
- Recuperação de créditos fiscais
- Processos para usar créditos fiscais
- Consultas ao Fisco
- Elaboração de pedidos para concessão de regime especial.
Por fim, veja que o sistema tributário brasileiro é extremamente complexo, o que por sua vez faz com que todas essas funções sejam necessárias. Assim, sua empresa evita pagar impostos atrasados, bem como consegue cumprir com todas as exigências solicitadas.
Por que contratar uma consultoria tributária?
Agora que você entendeu o que é uma consultoria tributária e como ela pode ajudar sua empresa, veja a seguir alguns motivos pelos quais você precisa contratar esse serviço e, desse modo, manter o seu negócio em dia junto às imposições tributárias do país.
Maior segurança tributária
Organizar e sistematizar os tributos fiscais referentes ao funcionamento correto da sua empresa, não é tarefa fácil. E, num cenário onde a receita federal tem aprimorado cada vez mais seu sistema de fiscalização, poder contar com especialistas capazes de livrar a sua companhia de multas e autuações é fundamental.
Portanto, a consultoria tributária traz maior segurança na gestão de tributos e permite que você dedique mais tempo na administração do seu negócio.
Economia com tributos
É muito comum vermos empresas enquadradas em regimes tributários que não correspondem ao seu ramo de atuação. Como consequência, isso acaba gerando prejuízos para o caixa, prejudicando assim o crescimento saudável do negócio.
Logo, uma das funções da consultoria tributária é realizar uma análise da carga tributária que vem sendo aplicada nas operações e, a partir daí, é feita uma avaliação das metodologias de apuração desses tributos.
Melhoria do planejamento
Antes de mais nada, saiba que o planejamento tributário é a base para todas as operações fiscais da sua empresa, o qual possibilita avaliar a rentabilidade e a sobrevivência do negócio de forma eficaz. Logo, é de suma importância reavaliá-lo ano após ano para que os seus resultados de fato sejam efetivos.
Dessa forma, é possível escolher a alternativa mais benéfica, ou seja, a empresa cumpre com as suas obrigações e ainda paga menos.
Recuperação de créditos tributários
O pagamento de impostos indevidos e o não aproveitamento de determinados créditos ou benefícios fiscais, novamente, são situações comuns no meio corporativo. Aqui, a consultoria tributária realiza o estudo de possíveis situações onde a sua empresa apresenta potenciais créditos tributários, podendo estes serem revistos.
Veja que o desconhecimento da legislação e o excesso de insegurança relacionado a má interpretação da lei, também são alguns dos motivos pelos quais as empresas não aproveitam essa prerrogativa. Encontrados potenciais créditos tributários, é possível retroagir aos últimos 5 anos nos termos do Artigo 168 inciso I do CTN, Art. 74 da Lei nº 9.430/96, Art. 66 da Lei nº 8.383/91 e da IN RFB nº 1.717/17.
Com o valor, sua empresa poderá optar por regularizar débitos vencidos ou compensar débitos futuros, seguindo o Art. 74 da Lei nº 9.430/96.
Prevenção e controle de crises financeiras
Em síntese, o trabalho realizado pela consultoria tributária, focado na redução de tributos, faz com que a sua empresa economize em tempos de crise. Nesse caso, as práticas de elisão fiscal e o adiamento do fato gerador, são os principais responsáveis por esse aminguamento. Vale lembrar que, nos dois casos, a legislação continua sendo cumprida normalmente.
Acompanhamento das atualizações da legislação tributária
Como é de se imaginar, as mudanças constantes na legislação tributária brasileira costumam levar a erros, o que por si só já é motivo para contratar uma consultoria tributária. Os profissionais especializados cuidarão de todas as atualizações e garantirão que a empresa as cumpra. As exigências dos órgãos serão executadas e todos receberão treinamento para aplicar a legislação da melhor forma possível.
Redução de desembolsos desnecessários
Conforme já falamos no texto, o número de empresas pagando impostos desnecessários é alto, seja por desconhecimento das práticas de elisão fiscal e dos incentivos fiscais, ou até mesmo pela falta de planejamento tributário.
Entretanto, ao contratar uma consultoria tributária, esse problema pode ser facilmente resolvido, já que é realizada uma análise minuciosa na empresa, onde serão detectados riscos, benefícios e possibilidade de alterar processos. Como consequência, as chances da companhia sofrer qualquer tipo de penalização são reduzidas, além de haver a possibilidade de o fluxo de caixa ser reforçado.
Gestão Tributária Estratégica
A consultoria tributária se encarrega de realizar um mapeamento histórico do negócio e fazer o monitoramento utilizando indicadores-chave de performance, os quais são essenciais na identificação de gargalos e variações que aconteceram na carga tributária em determinado período de apuração.
Por exemplo, as sinalizações gráficas de alerta fornecem uma análise mais detalhada que permite definir estratégias adequadas. Com esse dashboard contábil, sua empresa obtém insights que contribuem para efetivar uma gestão tributária estratégica.
Auditoria Tributária de Passivos
A auditoria tributária de passivos, tem como uma das suas principais premissas apurar qualquer tipo de erro formal ou material cometidos por órgãos como o Fisco Federal, Fiscos Estaduais e Municipais na constituição de passivos tributários.
Assim, é protocolado um parecer e, caso julgue procedente, a empresa terá o direito de requerer a redução de débitos recém-constituídos mediante lançamento de auto de infração.
Entretanto, no que se refere aos débitos já inscritos em dívida ativa ou em fase de execução judicial, as empresas poderão, por meio do seu departamento jurídico, vincular o respectivo parecer nos processos existentes e pleitear as devidas reduções.
E então, viu o quão importante é contratar uma consultoria tributária para a sua empresa? Para saber mais, fale com um dos nossos especialistas agora mesmo.